Terapia De Casal- Felizes Para Sempre?

Frequência semanal de treinamento resistido
5 de julho de 2018
9ª Edição da Feira de Mudas Frutíferas de Chapecó
9 de julho de 2018
Exibir tudo

Terapia De Casal- Felizes Para Sempre?

Terapia De Casal- Felizes Para Sempre?

‘’...Há casais que só conseguem interagir de uma única maneira, uniforme e invariável. Como o escorpião que só sabe picar e acaba picando a rã que o carrega para atravessar o rio. Mesmo que por picá-la, MORRA AFOGADO!

Nos relacionamentos amorosos os cônjuges se compreendem como um porto seguro, ou, ‘’ o Príncipe’’ e a ‘’Princesa’’ esperando que a vida resulte em um conto de fadas. Quando isso não acontece, e normalmente não ocorre assim, uma frustração imensa toma conta do casal e cada qual atribui ao outro a culpa por sua infelicidade.

Na relação a dois é importante que cada parceiro reconstrua sua identidade passada, referencie a identidade conjugal futura e que tenham consciência de que as transmissões de valores familiares registram o inconsciente dos parceiros, influenciando no processo. A grande dificuldade não é manter uma relação duradoura, mas uma relação saudável. Muitos casais confundem tempo de relacionamento com eficiência e a Terapia de Casal é um recurso de busca pela qualidade das relações.

O terapeuta não atua como um mágico que solucionará os problemas do casal e os fará viver um conto de fadas, mas possibilita no processo terapêutico, o desenvolvimento das mudanças no padrão de funcionamento que levarão, em uma visão sistêmica, a eficiência das interações, fazendo uma recodificação das mensagens e uma melhor compreensão da comunicação, crenças e contextualização das situações vivenciadas, desmistificando padrões rígidos de relacionamento. Na terapia é possível, por exemplo, descobrir que: ‘’Não existe alma gêmea’’, ‘’Não existe metade da laranja, metades apodrecem’’, ‘’Você precisa ser feliz consigo mesmo para ser feliz como casal’’. E assim, redescobrir formas saudáveis de se relacionar.

‘’Eu tentarei ser algumas das coisas mais importantes que você quer de mim, ainda que algumas delas sejam impossíveis, contraditórias e loucas, desde que você seja para mim algumas das coisas impossíveis, contraditórias e loucas que eu quero que você seja. Não precisamos contar ao outro que coisas são, mas ficaremos zangados, aborrecidos ou deprimidos se não formos fiéis a isso’’. (PINCUS; DARE, 1981)

A Terapia de Casal possibilita felicidade individual e conjugal compreendendo o outro da forma como se apresenta, com suas qualidades e limitações, descobrindo que o amor é coerente e integra os recursos mais preciosos do ser humano, encaminhando ambos para a continuidade ou não na relação, visando sempre o bem-estar de cada cônjuge. Durante o processo terapêutico é proporcionado o conhecimento do encaixe do casal, a descoberta das motivações inconscientes e transgeracionais que levam a escolha do cônjuge e a possibilidade de viver no mundo real, livres da promessa de felizes para sempre, mas com um feliz por serem quem são!

Texto por: Karine Luza CRP 12/08476

Referência: Nagy I. B. & Spark, G. M. Lealtades invisibles. Buenos Aires: Amorrortueditors, 1983 PINCUS, L.;DARE, C. Psicodinâmica da Familia. 1981

Karine Luza