BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO
1 de março de 2019
Exibir tudo

Pilates na promoção de saúde

Nascido em 1883 na Alemanha, Joseph Hubertus Pilates foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática. Desde cedo ele decidiu contrariar a sua forma debilitada nas atividades físicas acreditava que está seria uma solução para vencer seus problemas, utilizava a pratica da yoga, do mergulho, do boxe, da natação, até esqui também estudava fisiologia, anatomia e medicina oriental buscando encontrar soluções para seus problemas de saúde.

Aos 32 anos, Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional, e anos mais tarde ficou recluso no campo de concentração de Lancaster. Foi neste campo de concentração que Joseph criou seu próprio método, um programa de condicionamento baseado em exercícios que eram realizados no solo.

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos.

Joseph Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física destes pacientes. Neste momento Joseph notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação destes indivíduos, onde a recuperação do tônus muscular acontecia de forma mais rápida.

O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph Pilates. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.

Seu método é referência em todo o mundo, ajudando milhares de pessoas debilitadas a melhorem seu condicionamento físico e ter uma qualidade de vida muito maior! Obrigado Joseph Pilates, por sua fantástica contribuição ao mundo!

O condicionamento físico é essencial para a manutenção da saúde, ajuda nas tarefas do dia a dia, deixando seu corpo mais resistente. O ideal é praticar exercícios com regularidade e, é claro, com um profissional da saúde habilitado para a orientação correta dos exercícios.

Alguns dos benefícios dos Pilates: aumento da resistência física e mental; aumento da flexibilidade; corrige posturas; aumento da concentração; tonifica musculatura; melhora a coordenação motora; alivia dores; auxilia na prevenção de doenças; ajuda no controle do peso; elimina toxinas do corpo e facilita a drenagem linfática, relaxamento; alívio do estresse e da ansiedade; produção serotonina; hormônio do crescimento, catecolaminas, entre outros inúmeros benefícios.

Mulheres, homens e crianças que praticam regularmente Pilates, possuem corpo bem definido, tem resistência a doenças, possuem bom humor e disposição para o trabalho, dormem bem, isso é essencial para uma qualidade de vida melhor! É importante que as pessoas se conscientizem e busquem o Pilates como promoção e prevenção da saúde, e não apenas método curativo.