Orientações alimentares importantes para a Saúde do Homem e prevenção do câncer

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS: UM ALERTA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS
20 de novembro de 2018
Acupuntura pode contribuir ao tratamento de tendinites e ler-dort
10 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Orientações alimentares importantes para a Saúde do Homem e prevenção do câncer

Esteja dentro dos limites normais de peso corporal: A manutenção de um peso saudável ao longo da vida pode ser uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer, além de também proteger contra diversas outras doenças crônicas comuns.

Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária: Todas as formas de atividade física protegem contra alguns cânceres, como também contra o ganho de peso, sobrepeso e a obesidade; da mesma forma, estilos de vida sedentários são causa desses cânceres e do ganho de peso, sobrepeso e da obesidade. O ganho de peso, sobrepeso e a obesidade também são causas de alguns cânceres independentemente do nível de atividade física.

Consuma principalmente alimentos de origem vegetal: Um consumo maior e variado de hortaliças protege contra cânceres de diversas localizações anatômicas. Uma alimentação denominada de base vegetal enfatiza alimentos de origem vegetal ricos em nutrientes, em fibras dietéticas (e, consequentemente, em polissacarídeos não amiláceos) e com baixa densidade energética. Hortaliças sem amido e frutas, provavelmente, protegem contra alguns cânceres. Tendo caracteristicamente baixa densidade energética, eles também protegem contra o ganho de peso.

Limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas: essa recomendação geral não é a favor de dietas que não contenham carne – ou de dietas que não contenham alimentos de origem animal, pois as carnes podem ser fontes valiosas de nutrientes, em particular, proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. Padrões alimentares com elevados níveis de gordura animal são, com frequência, relativamente ricos em energia, aumentando o risco de ganho de peso. Portanto tenha parcimônia no seu consumo.

Limite o consumo de bebidas alcoólicas: As evidências não mostram um nível claro de consumo de bebidas alcoólicas abaixo do qual não haja um aumento no risco de câncer causado por elas. Isso significa que, com base apenas nas evidências sobre câncer, até mesmo pequenas quantidades de bebidas alcoólicas devem ser evitadas.

Fonte: adaptado do Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer