Dra. Jhenyfer Londero fala sobre tratamento postural clínico

Devo me preocupar com o dente do siso?
19 de julho de 2018
OS EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO (MUSCULAÇÃO) SOBRE A SAÚDE E A COMPOSIÇÃO CORPORAL
30 de julho de 2018
Exibir tudo

Dra. Jhenyfer Londero fala sobre tratamento postural clínico

Dra. Jhenyfer Londero

Tratamento postural clinico As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental.

O equilíbrio da postura corporal é um processo complexo, submetido ao funcionamento dos sistemas vestibular, visual, do sistema nervoso central e periférico, bem como das respostas adequadas do sistema musculoesquelético aos estímulos sensoriais.

Os vícios posturais e/ou doenças que causam posturas inadequadas, se não tratados, irão promover processos degenerativos articulares, provocar erosões ósseas, desenvolver osteófitos e gerar dor crônica nos pacientes acometidos. A formação de contraturas musculares, pontos gatilhos, déficit de equilíbrio e propriocepção, também podem ser apontados como consequências da postura corporal incorreta.

Cuidar da postura é muito mais que um simples alinhamento, é melhorar a função de vários órgãos e sistemas. O desequilíbrio da postura corporal está relacionado à fraqueza muscular, dores osteomioarticulares, redução do ar mobilizado nos pulmões e até mesmo a complicações renais e gastrointestinais.



Como manter uma boa postura?

“Manter sempre a postura em dia é sinal de boa saúde não só da coluna, mas de todo corpo. A prática regular de exercícios de (fortalecimento muscular e alongamento), mantem o corpo menos tenso, melhorando a movimentação das articulações, possibilitando assim maior consciência corporal e qualidade de vida. O método Pilates é um ótimo aliado para manter sua coluna saudável”.

Portanto o fisioterapeuta irá avaliar o paciente, e prescrever os exercícios específicos (conforme sua necessidade), para dar inicio ao seu tratamento. A junção de diferentes técnicas para melhorar/aumentar o fortalecimento muscular, a flexibilidade, consciência e alinhamento corporal, equilíbrio, coordenação e respiração.

08