Devo me preocupar com o dente do siso?

Moda, o que essa palavra te lembra?
18 de julho de 2018
Dra. Jhenyfer Londero fala sobre tratamento postural clínico
27 de julho de 2018
Exibir tudo

Devo me preocupar com o dente do siso?

Devo me preocupar com o dente do siso? Muito falado, ainda mais temido. Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso, são, talvez, a cirurgia realizada com mais frequência em consultórios odontológicos. Afinal, sua extração é importante?

Pipocam periodicamente textos de internet de origem duvidosa que afirmam que a extração dos terceiros molares é uma fábrica de dinheiro da indústria odontológica e que o procedimento não é necessário. Se quiser aproveitar algo deste texto, que seja isto: não caia nessa.

Os sisos podem causar diversos problemas, desde agirem como coadjuvantes na má posição dos dentes, passando por processos infecciosos bastante desconfortáveis e que podem se tornar severos, até mesmo dar origem a tumores em casos específicos.

O procedimento cirúrgico para a remoção desses dentes, desde que bem conduzido, não costuma ter complicações e ser bastante seguro. Claro que exige alguns cuidados do profissional e do paciente, mas as chances de problemas ocorrem devido a não realizar o procedimento são maiores do que quando realizamos.

Tem dentes do siso que não precisam ser removidos? Tem sim. Acontece com uma boa frequência, inclusive. Algumas arcadas dentárias apresentam uma estrutura que comporta estes dentes com segurança, sem comprometimento de espaço e sem que eles fiquem retidos dentro da estrutura óssea, onde eles poderiam causar uma gama grande de problemas.

Afinal, qual é a regra? Como eu sei qual o meu caso e se eu devo tirar os sisos ou não?

É bem simples. Procure um(a) dentista de sua confiança e peça para que ele ou ela realize uma avaliação. Diversos fatores são levados em consideração: idade, riscos, condição de saúde, dificuldade do procedimento... A partir daí, se o procedimento for necessário e bem indicado, vocês podem agendar com calma o período mais conveniente para a remoção com o profissional da sua confiança.

Os terceiros molares não precisam ser um problema, mas se deixados de lado por muito tempo, podem se tornar.