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BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO A prática da musculação é vista por muitos apenas como uma maneira de aumentar a massa muscular, no entanto esse tipo de atividade física possui inúmeros benefícios, sendo inclusive capaz de combater a depressão, por exemplo, assim como melhora o condicionamento cardiorrespiratório, aumenta a densidade óssea e garante mais disposição física.

Para que tenha o máximo de benefícios, é importante que a musculação seja praticada de forma regular e acompanhada de uma alimentação adequada e orientada por um profissional DEVIDAMENTE CREDENCIADO (CREF), além beber bastante água e dar algum tempo para o organismo descansar.

CITAREMOS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO

1 - MELHORA DA POSTURA CORPORAL

A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas por exemplo.

2 - DIMINUI A QUANTIDADE DE GORDURA

Quando a musculação é praticada de forma regular, intensa e acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto calórico mesmo quando esteja parado. A perda de gordura, além de promover benefícios estéticos e aumentar a auto-estima, previne uma série de doenças, como obesidade e aterosclerose, por exemplo.

3 - TONIFICA OS MÚSCULOS

A tonificação dos músculos é uma das "conseqüências" visíveis da prática da musculação. Ela acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura o que além de representar ganho de força.

4 - COMBATE PROBLEMAS EMOCIONAIS

Por promover à liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão.

5 - AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA

A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, torna os ossos mais resistentes, diminuindo as chances de fraturas e desenvolvimento da osteoporose. No entanto, para que os ossos fiquem realmente fortalecidos, é preciso que a musculação seja acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

6 - DIMINUI O RISCO DE DIABETES

O risco de diabetes pode ser diminuído com a prática da musculação porque o organismo passa utilizar a glicose circulante como fonte de energia e o açúcar que se encontra em excesso no sangue passa a ser armazenado na forma de glicogênio, que é utilizado em outros processos metabólicos.

7 - MELHORA O CONDICIONAMENTO CARDIORESPIRATÓRIO

Quanto mais intensa foi à musculação, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório, assim, há regulação da pressão arterial e, conseqüentemente, diminuição dos riscos de doenças cardíacas, como a aterosclerose, por exemplo.

*Aterosclerose: Um acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, o que causa obstrução do fluxo sanguíneo. As placas podem se romper e provocar oclusão aguda da artéria por meio de coágulos.

8 - DEIXA O CORPO MAIS JOVEM

Tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos de idade. Esse processo pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora em idosos que não praticam atividades físicas. Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente.Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha.

9 – AUMENTO DA AUTO CONFIANÇA

Um treino regular de força, unido a uma dieta saudável proporcionará a perda de gorduras que você sempre sonhou. Isso vai, automaticamente, aumentar sua confiança e autoestima.

10 – QUALIDADE DO SONO

A musculação diminui o estresse, a ansiedade e proporciona o cansaço físico. Esses três fatores, em conjunto com uma alimentação saudável, favorecem na melhora das horas dormidas. Inúmeros estudos indicam a musculação como uma das melhores alternativas para solucionar a insônia. Com uma boa noite de descanso, você encara os dias com muito mais disposição, bom humor e sensação de bem-estar.