Afinal, a marca do implante dentário importa mesmo?

Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio – Valorização a vida, valorização da saúde mental
3 de outubro de 2018
UM ALERTA PARA A POPULAÇÃO: “ Em especial para todos aqueles que cuidam da saúde, mesmo que ineficientemente”.
15 de outubro de 2018
Exibir tudo

Afinal, a marca do implante dentário importa mesmo?

Dr. Angelo Parisotto (CRO/SC) 12845, CIrurgião Buco-Maxilo- Facial e Mestre em Patologia

Poucas coisas ganharam tantos holofotes na odontologia quanto a implantodontia. Também, pudera: milhões de implantes foram colocados desde que o ortopedista Per-Ingvar Branemark nos trouxe a osseointegração. Os altos índices de sucesso e resultados estéticos e funcionais sem precedentes fizeram com que a implantodontia ganhasse um gigantesco espaço na mídia e no meio científico.

Neste processo, novas técnicas, novas tecnologias, novos materiais surgem todos os anos. Isto exige que o profissional mantenha-se constantemente atualizado e atento para estas novidades.

Mesmo assim, como tudo que apresenta crescimento, é bastante comum oportunistas utilizarem recursos ilícitos para aproveitar o filão. O Brasil detém alguns dos melhores materiais implantológicos do mundo (alguns deles aqui mesmo de Santa Catarina), mas também é um dos líderes mundiais na venda de implantes falsificados e irregulares. Os números alarmantes (alguns dados apontam 30% de todos os implantes vendidos no país como de origem duvidosa) nos trazem a este papo um pouco diferente sobre a implantodontia.

Pra que você entenda: o segredo da implantodontia vem do titânio. Este material em uma liga específica é aderido ao tecido ósseo gerando a tão desejada osseointegração. Este processo é delicado e ,apesar de bem previsível, tem diversas minúcias que determinam o sucesso tanto da cirurgia como da prótese que sucede o procedimento cirúrgico. Não pode ser realizado em um ambiente que não seja controlado e que não tenha o máximo de cuidado com a excelência.

Existem diversos implantes nacionais de qualidade no mercado que são referência mundo afora. No nosso estado mesmo temos empresas de implantes de alcance mundial. Mas como em todos os ramos profissionais, excelência tem um preço. Portanto, faça procedimentos com profissionais da sua confiança e confie no material que ele escolher. As opções são diversas, mas se bem conduzidos e bem indicados, todos os materiais que sejam produzidos de maneira legal tem potencial para apresentar bons resultados.