Acupuntura pode contribuir ao tratamento de tendinites e ler-dort

Orientações alimentares importantes para a Saúde do Homem e prevenção do câncer
6 de dezembro de 2018
Lançamento do livro “Chapecó 100 anos: histórias plurais” 2a edição atualizada, na Unochapecó
14 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Acupuntura pode contribuir ao tratamento de tendinites e ler-dort

A acupuntura teve origem na China há milênios atrás e se espalhou para o Japão, Coréia e pelo restante da Ásia. A técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e tem por objetivo equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças por si só. É reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1970.

Os sintomas dessas condições LER-DORT (Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteo Musculares) são dor e sensibilidade na articulação ou perto dela, especialmente após o movimento da articulação; possível inchaço sobre a área e em alguns casos dormência e formigamento. Rigidez, juntamente com a dor pode restringir o movimento da articulação envolvida. As articulações mais frequentemente afetadas são o ombro, cotovelo, punho/mão e calcanhar. A tendinite também pode estar associada a doenças inflamatórias sistêmicas como a artrite reumatoide.

A acupuntura tem sido procurada para tratar dores e inflamações como tratamento alternativo em casos de tendinites e LER-DORT. O tratamento convencional usa medicamentos e fisioterapia para amenizar dores e inflamações através da liberação natural de endorfinas produzidas pelo próprio organismo da pessoa.

O que poucos sabem é que ela pode ser usada como tratamento principal desses casos, pois a acupuntura possui um alívio da dor logo no início do tratamento. Em média, há uma melhora em torno de 70% nas primeiras três sessões quando a tendinite for aguda. Quando a tendinite é crônica, ou seja, está presente há muito tempo, apresenta uma melhora após cinco sessões.

Em 1997, os Institutos Nacionais de Saúde relataram que a acupuntura pode ser uma terapia eficaz para inflamações no cotovelo. Além disso, dois estudos que examinaram o efeito da acupuntura neste e em outros tipos de tendinite descobriram que a acupuntura proporciona alívio da dor.

Este bem-estar, sem dor ou com a dor diminuída, permanece por tempo variável, dependendo de cada organismo.

Pacientes com tendinite frequentemente exibem uma deficiência no meridiano do Fígado com um excesso relativo no meridiano da Vesícula Biliar. Além do tratamento de agulhas nestes meridianos, o meridiano dos Rins como suporte e o tratamento com Moxabustão, uma técnica na qual a erva Artemísia (Artemisia vulgaris) é queimada sobre pontos específicos de acupuntura, também podem ser incluídos.