A Ciência da Nutrigenômica: Nutrição nos mínimos detalhes

9ª Edição da Feira de Mudas Frutíferas de Chapecó
9 de julho de 2018
Buscar a terapia de casal pode ser de grande valia
16 de julho de 2018
Exibir tudo

A Ciência da Nutrigenômica: Nutrição nos mínimos detalhes

A Ciência da Nutrigenômica: Nutrição nos mínimos detalhes

O mapeamento genético realizado no Projeto Genoma Humano foi crucial no fornecimento de ferramentas e informações acerca dos aspectos genéticos. O conhecimento da comunicação entre os genes e os compostos dos alimentos, como os nutrientes e os compostos bioativos possibilitou o surgimento de duas novas ciências, denominadas nutrigenômica e nutrigenética.

A nutrigenômica se refere ao estudo de como tais compostos atuam na modulação da expressão gênica, enquanto a nutrigenética estuda o efeito da variação genética na interação entre dieta e doença, com a identificação dos genes responsáveis por diferentes respostas para com a dieta.

O maior objetivo da nutrigenômica é prevenir as doenças crônicas, levando-se em consideração a interação entre os genes e a dieta e sua influência na saúde humana de forma positiva. As proteínas (enzimas, transportadores, receptores, hormônios, dentre outros) são produtos de nossos genes e interagem com os componentes dos alimentos que ingerimos, influenciando o estado nutricional. As variações genéticas resultam em múltiplas versões dos genes, o que pode levar a diferenças na quantidade e eficiência das proteínas produzidas. Diferenças genéticas podem afetar a nossa resposta aos alimentos que ingerimos, resultando em necessidades nutricionais especificas para cada um de nós.

A nutrigenômica representa o que há de mais atual na ciência da nutrição. Profissionais e estudantes da área da saúde necessitam conhecer essa nova ciência, visto que devido ao seu potencial, acredita-se nos benefícios à saúde que serão por ela concedidos. É fato que muitos estudos precisam ser realizados, mas é fato também que o caminho foi aberto e o primeiro passo já foi dado elevando a nutrição a outro nível com personalização total das intervenções nutricionais.

O teste nutrigenético é realizado através de células da mucosa bucal de forma indolor e enviadas para análise, após cerca de 30 dias recebemos o seu laudo nutrigenético para personalização da conduta nutricional. Venha conhecer seu perfil nutrigenético!

Cátia Regina Martin

Nutricionista CRN10-3756

28238814_920121918151104_8160602857948151284_o